A VIOLENCIA!!!!!

Quando se fala em violência, esta pode ser ativa ou passiva, verbal ou agida, psicológica ou física. Há relações violentas entre indivíduos, mas também ambientes violentos que afetam outras pessoas de forma indireta. Na violência há sempre um problema de poder; uma assimetria que é usada como fonte de abuso e de triunfo da força sobre a fragilidade. 

Expressão atual da violência no contexto escolar, o bullying refere-se a um padrão persistente de agressão. Associado ao desenvolvimento dos meios tecnológicos, o cyberbullying surge de forma subtil, mas traz consequências devastadoras, interrogando a comunidade escolar de forma muito particular. Também a Violência no Namoro é mais uma forma de violência entre pares, que se enquadra no crime de Violência doméstica.


Mas, nem sempre a violência é hétero-dirigida; por vezes o alvo é o próprio. 

 

A violência é fenómeno multifatorial, é fundamental que se resista à tentação de o polarizar numa lógica cartesiana entre bem e mal; há fatores complexos que justificam a incidência e a resistência dos padrões de comportamento violento e devem ser matéria de estudo e de reflexão.

Deixe um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.